quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MUITAS ATIVIDADES LEGAIS!!!!

A ARTE DE ENSINAR



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ARTES











JOGO DOS CAVALINHOS -

FIZ PARA OS MEUS ALUNOS JOGAREM ESTE JOGUINHO QUE APRENDI COM UMA OUTRA PROFESSORA. AO TODO ,CONFECCIONEI SETE,UM PARA CADA MESINHA.CADA JOGO DÁ PARA QUATRO CRIANÇAS JOGAREM.


MATERIAL: -1 CAIXA DE OVO

-4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES

-DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).

- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS

REGRAS:

#CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER

#UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR

#VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO


1° ENSINEI AS REGRAS COM TODOS OS ALUNOS EM VOLTA DA MINHA MESA

2°DISTRIBUI OS TABULEIROS DE MESA EM MESA E IA RELEMBRANDO AS REGRAS

3° DEIXEI OS ALUNOS JOGAREM


AGORA ,QUANDO COLOCO O JOGO ELES MESMOS QUE ESCOLHEM O COR,QUEM COMEÇA E SE O ALUNO JOGOU CERTO OU NÃO,EU NÃO INTERFIRO.


ACHEI ESTE JOGUINHO MUITO LEGAL E TENHO CERTEZA QUE VOCÊS TAMBÉM VÃO GOSTAR!



UM GRANDE ABRAÇO

LIDIANE








OLÁ!!!!!!



TRABALHEI COM OS ALUNOS VÁRIOS CONTOS DE FADAS (CHAPEUZINHO VERMELHO,BRANCA DE NEVE,JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO)E TAMBÉM OS TRÊS PORQUINHOS QUE FOI MUITO LEGAL!OS AVANÇOS NAS HIPOTESES DE ESCRITA ACONTECERAM DE FORMA SURPREENDENTE POIS ESTOU DANDO ÊNFASE A SITUAÇÕES DE ESCRITA DURANTE AS AULAS.

OBS:AS ATIVIDADES DE ESCRITA QUE COLOCAREI A SEGUIR,PRIMEIRAMENTE FAÇO JUNTAMENTE COM OS ALUNOS A ESCRITA NA LOUSA E EU SOU A ESCRIBA PARA DEPOIS O ALUNO TRANSFERIR PARA A SUA ATIVIDADE.

ESPERO QUE GOSTEM!

AH,TEM ALGUMAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE A MINHA IRMÃ QUE TAMBÉM É PROFESSORA!MONTOU!


*CONTEI A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS;



*PASSEI UM FILME DA DISNEY



*PEDI PARA QUE ELES DESENHASSEM A HISTÓRIA

*ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

NESTA ATIVIDADE,FIZEMOS A ESCRITA DA MÚSICA DO FILME

"QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU,LOBO MAU,LOBO MAU.QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU,LOBO MAU,LOBO MAU..."





*NESTA ATIVIDADE,FIZEMOS A ESCRITA DA MÚSICA DO LOBO MAU:

"EU SOU O LOBO MAU,LOBO MAU,LOBO MAU

EU PEGO AS CRIANCINHAS PRA FAZER MINGAU

HOJE ESTOU CONTENTE,VAI HAVER FESTANÇA

VOU COMER PORQUINHOS E ENCHER A MINHA PANÇA!"





*NESTA ATIVIDADE,FIZEMOS A ESCRITA DOS NOMES DOS PORQUINHOS

LINGUIÇA,SALSICHA E TORRESMO





*UMA SITUAÇÃO PROBLEMA EM QUE AS CRIANÇAS TENTARÃO RESOLVER O PROBLEMA DO LOBO



vou escrever o que está escrito no enunciado: SITUAÇÃO PROBLEMA: O LOBO ENTROU PELA CHAMINÉ MAS O CALDEIRÃO DO PORQUINHO ESTAVA SEM ÁGUA.O QUE ELE DEVE FAZER PARA ESPANTAR O LOBO?

*OUTRA SITUAÇÃO DE ESCRITA





*NESTA ATIVIDADE,CHAMEI UM ALUNO POR VEZ PARA ESCREVER ,TIPO UMA SONDAGEM,E VERIFICAR QUE HIPÓTESE DE ESCRITA O ALUNO SE ENCONTRA





******MATEMÁTICA******












EM BREVE ESTAREI COLOCANDO A FOTO DOS CARTAZES QUE CONFECCIONEI DOS TRÊS PORQUINHOS E DO LOBO PARA FIXAR NA PAREDE




MATEMATICA



FUI NA LATA DE BISCOITO

TIREI 1

TIREI 2

TIREI 3

TIREI 4

TIREI 5

TIREI 6

TIREI 7

TIREI 8

TIREI 9

TIREI 10

- LEITURA DIÁRIA DA PARLENDA;

-LEVEI PARA CLASSE UM POTE COM ALGUNS BISCOITOS QUE PEDI PARA A MERENDEIRA DA ESCOLA;

AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM FEITAS NO MIMEÓGRAFO E CONTORNEI COM CANETINHA PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO:

*COLOQUEI UMA QUANTIDADE DE BISCOITOS EM CADA MESA, PEDI PARA OS ALUNOS DAQUELA MESA CONTAR A QUANTIDADE DE BISCOITO QUE COLOQUEI ,APÓS ISSO, FIZERAM O REGISTRO COLOCANDO O NÚMERO CORRESPONDENTE NA FOLHINHA E DESENHAR A QUANTIDADE NA MESINHA.



ESCONDE-ESCONDE DOS BISCOITOS:

CONFECCIONEI ALGUNS BISCOITOS DE PAPELÃO E ESPALHEI PELA ESCOLA.AO MEU SINAL ,OS ALUNOS SAIRAM A PROCURA DOS BISCOITOS.NA CLASSE FIZ A CONTAGEM QUE CADA ALUNO PEGOU E O MESMO REGISTROU TAMBÉM O N° E A QUANTIDADE.



*NESTA ATIVIDADE UTILIZEI O NOME DE UMA ALUNA DA CLASSE PARA DAR MAIS IMPORTANCIA A MESMA.NO CONCRETO,O PROFESSOR PODERÁ LEVAR UM BANDEJA E PEDIR QUE A ALUNA REPRESENTE A ATIVIDADE.



OUTRA ATIVIDADE...



FIZ ESTA ATIVIDADE PARA COLAR NO CADERNINHO DELES E DE VEZ EM QUANDO,RETOMAR PARA LEITURA



*DEI A CADA ALUNO UMA QUANTIDADE DE BISCOITOS ,PEDI PARA QUE CONTASSE E REGISTRASSE NA ATIVIDADE.



ESTA ATIVIDADE TAMBÉM DÁ PRA SER REALIZADA PRIMEIRO NO CONCRETO,ELES ADORAM!!!



OUTRA SITUAÇÃO PROBLEMA...





OS BISCOITOS DO POTE DEI A ELES PARA COMER E PARA FINALIZAR ,FIZ COM ELES UM RECEITA DE BISCOITOS DE MAIZENA PEDI PARA CADA CRIANÇA TREZER UM INGREDIENTE. (vou procurar a receita e depois coloco


M


* AGORA,O QUE VOCÊ VAI FAZER ? * SILVIA ESTAVA SOZINHA NA CLASSE E QUERIA PEGAR UM LIVRO QUE FICA NO ARMÁRIO ALTO.O QUE ELA PODE FAZER? BOM ,IA COLOCAR MAIS SUGESTÕES SÓ QUE O MEU COMPUTADOR ESTÁ ESTRANHO! QUANDO ELE MELHORAR VOLTO COLOCAR MAIS NOVIDADES,TENHO UM MONTÃO!!!!!!
ABRAÇOS
LIDIANE



Por lidiane silva às 17:25:26 | Comentários (4)

HISTÓRIAS COM DOBRADURAS - 19/08/2006




OLÁ!!!!!!!!





ADORO DOBRADURAS! TENHO ALGUMAS QUE DURANTE A DOBRA VOU CONTANDO UMA HISTÓRIA,ESSA DO ELEFANTE É BEM LEGAL E DÁ PRA FAZER JUNTO COM ELES,VAMOS LÁ!!!!!!

A HISTÓRIA DO MATHEUS

ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO MATHEUS.UM CERTO DIA ,ELE ACORDOU E ABRIU A JANELA DO SEU QUARTO (ENTREGAR PARA CADA ALUNO UM PAPEL QUADRADO)



___NOSSA!-COMENTOU MATHEUS-COMO O DIA ESTÁ LINDO!

SUA MÃE VEIO ATÉ ELE E FALOU:

___ COLOQUE O SEU CHAPÉU POIS VAMOS DAR UM PASSEIO!

___ PRA ONDE MAMÃE?

___SURPRESA,VAMOS LÁ!

MATHEUS ENTÃO,COLOCOU O SEU CHAPÉU



NO MEIO DO CAMINHO,MATHEUS COMPROU UM SORVETE(PERGUNTAR PARA OS ALUNOS QUAL SERIA O SABOR DO SORVETE DE MATHEUS)




MATHEUS TOMOU O SORVETE,



ELE COMEU ATÉ UM PEDAÇO DA CASQUINHA!



DURANTE O CAMINHO ,MATHEUS AVISTOU O ANIMAL QUE ELE MAIS GOSTA:

___AH! MAMÃE! JÁ SEI ONDE ESTAMOS INDO,NO ZOOLÓGICO! OLHA LÁ O ELEFANTE!


ATIVIDADES COM O NOME PROPRIO - 19/08/2006




OLÁ!!!!!!





JOGO DA CASA SUJA

-DESENHE COM GIZ NO PATIO DA SUA ESCOLA DUAS CASAS ,UMA DE FRENTE PARA A OUTRA.DIVIDA OS ALUNOS EM QUANTIDADES IGUAIS,DÊ A CADA UM DELES UMA BOLINHA DE JORNAL QUE ELES MESMOS AMASSARAM.COLOQUE CADA EQUIPE DENTRO DE UMA CASINHA.AO SINAL DO PROFESSOR UMA EQUIPE JOGARÁ PAPEL NA CASINHA DA OUTRA EQUIPE.AO SINAL DO PROFESSOR,OS ALUNOS PARAM DE JOGAR.COLOQUE OS ALUNOS SENTADOS EM VOLTA DA CASA E FAÇA A CONTAGEM JUNTO COM ELES DA QUANTIDADE DE BOLINHAS QUE CAIU EM CADA CASINHA.VENCE A CASINHA QUE FICOU MAIS SUJA.VOLTANDO PARA A CLASSE FIZ O REGISTRO NA ESCRITA COM A SEGUINTE ATIVIDADE:

ELES ESCREVERAM O NÚMERO DENTRO DA CASINHA.



PESCARIA DOS NOMES

COLOQUE DENTRO DE UMA BACIA LARGA TODOS OS NOMES ESCRITOS DENTRO DE UM PEIXINHO COM UM FURO PARA QUE O ALUNO POSSA PESCAR.CADA ALUNO DEVERÁ PESCAR O PEIXE COM OSEU NOMESEU NOME.

ATIVIDADE DE REGISTRO:

ESCREVERAM O NOME DENTRO DO PEIXINHO



DANÇA DAS CADEIRAS DO NOME

APÓS COLOCAR AS CADEIRAS DISPOSTAS PARA A BRINCADEIRA,COLOCAR EM CADA CADEIRA UM CRACHÁ.TOCAR A MÚSICA E QUANDO A MESMA PARAR, O ALUNO DEVERÁ SENTAR NA CADEIRA ONDE ESTÁ O SEU NOME.

REGISTRO

ESCREVER O NOME DENTRO DA CADEIRA



ESCONDE ESCONDE DOS NOMES

ESCONDER OS CRACHÁS PELA ESCOLA, PEDIR PARA QUE OS ALUNOS PROCUREM E TRAZER CADA UM O SEU PARA A CLASSE.

REGISTRO

ESCREVER O NOME



BEXIGA COM OS NOMES

DESENHAR EM UM PAINEL UMA BEXIGA COM OS NOMES DOS ALUNOS.CADA ALUNO DEVERÁ IR ATÉ O CARTAZ E PINTAR O SEU NOME.FAZER O REGISTRO ABAIXO:





NO FINAL DA AULA,DEI A CADA ALUNO UMA BEXIGA E PEDI PARA QUE ELES ECREVESSEM O NOME DELES.LEVARAM FELIZES A BEXIGA PARA CASA!

BINGO DOS NOMES

COLOQUEI EM CADA PARTE DO CORPINHO DA CENTOPÉIA AS LETRINHAS DO NOME DO ALUNO E FUI SORTEANDO AS LETRAS.SE O NOME DA CRIANÇA FOR GRANDE,COMPLETAR A CENTOPÉIA COM MAIS CORPINHO:





PROCURE E PINTE

RODEI NO MIMEÓGRAFO ESSA ATIVIDADE E DEPOIS ESCREVI O NOME DOS ALUNOS EM CADA FOLHA E PARA DIFICULTAR A ATIVIDADE EM CADA FOLHINHA ALÉM DO NOME DO ALUNO COLOQUEI OUTROS NOMES PARECIDOS OU COM LETRAS INICIAIS.O ALUNO SÓ PODERIA PINTAR A FLOR QUE TINHA O SEU NOME







ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS ATIVIDADES!DERAM CERTO COM OS MEUS ALUNOS,TANTO QUE TODOS ELES JÁ SABEM ESCREVER O NOME SEM AUXILIO DE CRACHÁ!



- INTERPRETAR UM COMERCIAL QUE JÁ EXISTE

-INTERPRETAR UMA CENA DE NOVELA OU FILME (COMO ESTAVA NA ÉPOCA DE EXPLOSÃO DA NOVELA "REBELDES" IMAGINEM O QUE ELES INTERPRETARAM? MAS FOI MUITO LEGAL!)

-INTERPRETAR UMA HISTÓRIA QUE DÊ UMA LIÇÃO DE VIDA (DROGAS,GRAVIDEZ ,BRIGAS,ETC...)ELES MESMOS CRIARAM O TEXTO E ME SURPREENDI COMO ELES ENTENDEM DO ASSUNTO!




-DESENHO COM INTERFERÊNCIA

CÍRCULO

PALITO DE SORVETE

COLAR UMA FIGURA HUMANA

-RETRATO FALADO

FALEI CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA DA ESCOLA E ELES FORAM DESENHANDO AS CARACTERÍSTICAS AO FINAL TENTARIAM DESCOBRIR QUEM ERA E PARA FICAR MAIS LEGAL,ENTREGAR A PESSOA OS DESENHOS (SE A PESSOA NÃO FICAR BRAVA, É CLARO!)

-DESENHO DE UM COLEGA DA CLASSE COM A MÃO DIREITA E ESQUERDA.DIVIDE A FOLHA AO MEIO E EM CADA LADO O ALUNO DESENHARÁ COM UMA DAS MÃOS

ESTAREI COLOCANDO EM BREVE OUTRAS SUGESTÕES !!!!


AH! SE GOSTOU,DEIXE UM COMENTÁRIO!








SITUAÇÕES-PROBLEMAS

"HISTORICAMENTE,A MATEMÁTICA TEM SE CARACTERIZADO COMO UMA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA DE DIFERENTES TIPOS. A INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PODERÁ CONSTITUIR-SE EM CONTEXTO FAVORÁVEL PARA PROPICIAR A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS".

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL,PÁG211,VOL 3



O TRABALHO COM SITUAÇÕES PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO PRECISA SER NECESSARIAMENTE VOLTADO PARA RESOLUÇÕES MATEMÁTICAS MAS TAMBÉM DE SITUAÇÕES COTIDIANAS DO ALUNO.GERALMENTE ESCREVO NA FOLHA A SITUAÇÃO,LEIO EM VOZ ALTA PARA TODOS OS ALUNOS PARA QUE POSSAM ENCONTRAR SITUAÇÕES PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA,APÓS A DISCUSSÃO,PEÇO PARA QUE OS ALUNOS DESENHEM COMO VÃO RESOLVER O PROBLEMA,SE A CLASSE JÁ TIVER SENDO TRABALHADA COM SITUAÕES DE ESCRITA,PEÇO TAMBÉM PARA QUE ESCREVAM O QUE ELES DESENHARAM.


EXEMPLOS:



- VOCÊ ESTÁ TOMANDO BANHO SÓ QUE DE REPENTE A ÁGUA DO CHUVEIRO ACABOU,O QUE VOCÊ VAI FAZER?

-VOCÊ ESTÁ ANDANDO PELA RUA E ENCONTRA UMA NOTA DE 1 REAL,O QUE VOCÊ VAI FAZER?

-SE VOCÊ VÊ UM MENINO CHORANDO NO RECREIO ,O QUE VOCÊ FAZ?

-VOCÊ FOI PASSEAR COM SUA MÃE E NO MEIO DO CAMINHO SEU SHORT RASGOU,E AGORA,O QUE VOCÊ FAZ?

-VOCÊ ESTÁ COMENDO A MERENDA DA ESCOLA,SÓ QUE SEM QUERER O PRATO CAIU NA SUA ROUPA E TE SUJOU TODINHO,O QUE VOCÊ FAZ?

-SEU GATINHO SUBIU EM CIMA DO TELHADO E AGORA?COMO VOCÊ VAI FAZER PARA TIRAR ELE DE LÁ?

-UM COLEGUINHA TE BELISCOU,O QUE VOCÊ FAZ?



telefone de sucata - 14/08/2006


OLÁ!!!!!!!

FIZ COM OS MEUS ALUNOS ESTE TELEFONE DE SUCATA.



MATERIAL: 1 CAIXINHA DE CREME DENTAL

1 PEDAÇO DE PAPEL NA COR PRETA

1 PEDAÇO DE FOLHA BRANCA

COLA

TESOURA

CANETINHA

-ENCAPE A CAIXINHA DE CREME DENTAL COM O PAPEL PRETO;

-CORTE UM RETÂNDULO,FAÇA OS QUADRADINHOS PARA QUE A CRIANÇA ESCREVAM OS NÚMEROS

-FAÇA UM ROLINHO PARA SER A ANTENA

OBJETIVO: RESGATAR A FUNÇÃO SOCIAL DO NÚMERO



OUTRA IDÉIA!!!!!!!!

RELÓGIO FEITO DE DOBRADURA

MATERIAL:1 FOLHA DE PAPEL DOBRADURA CORTADA EM QUADRADO

CANETINHA

1 PEDACINHO DE DUREX PARA COLAR O RELÓGIO NO PULSO

PASSO A PASSO:







O NÚMERO EM NOSSA VIDA

OBJETIVO: CONHECER A HISTÓRIA DOS NÚMEROS E SUA FUNÇÃO SOCIAL



SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

-HISTÓRIA DOS NÚMEROS

-RODA DA CONVERSA:ONDE ENCONTRAMOS OS NÚMEROS?

-DESENHAR UM LUGAR QUE ENCONTRAMOS OS NÚMEROS

-RECORTAR DE JORNAIS OU REVISTAS ONDE ENCONTRAMOS OS NÚMEROS E MONTAR UM CARTAZ COM ESSES RECORTES

-PESQUISA PARA CASA DO NÚMERO NA NOSSA VIDA

N° DA CASA,TELEFONE,IDADE,DATA DE NASSCIMENTO,SAPATO,CAMISETA,CALÇA,ETC

-IDADE

-ALTURA

-PESO

-TV

(AMANHÃ ESTAREI COLOCANDO AQUI UM TELEFONE FEITO DE SUCATA)

ABRAÇOS!







INDICANDO LIVROS

LIVRO: 300 PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS

EDITORA:LOYOLA

PARA OS PROFESSORES DE ARTE COMO EU,ESSE LIVRO É MUITO INTERESSANTE POIS REÚNE VÁRIAS TÉCNICAS DESDE AS MAIS ANTIGAS AS MAIS NOVAS,VALE A PENA!




LIVRO:É MEU,NÃO EMPRESTO

EDITORA:SCIPIONE

ESSE LIVRO É MUITO INTERESSANTE PARA SER LIDO AS CRIANAÇS EM IDADE PRÉ ESCOLAR POIS AINDA SÃO MUITO EGOCÊNTRICAS.FALA DA QUESTÃO DA HUMILDADE ,DO DIVIDIR....LI PARA OS MEUS ALUNINHOS E DEPOIS FIZEMOS UMA RODA DA CONVERSA SOBRE A HISTÓRIA,FOI MUITO LEGAL!






LIVRO: DE AVESTRUZ A ZEBRA

EDITORA: ÁTICA

NESSE LIVRO , A HISTÓRIA SE DESENROLA COM CADA PÁGINA UMA LETRA DO ALFABETO FALANDO DE UMA ANIMAL COM ESSA LETRA INICIAL.






LIVRO : FÁBULAS ENCANTADAS: A CIGARRA E A FORMIGA

EDITORA:FTD

ESSA COLEÇÃO TEM VÁRIOS LIVROS ( A LEBRE E A TARTARUGA,O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE,ETC...)

AS ILUSTRAÇÕES SÃO RICAS A HISTÓRIA MUITO BEM CONTADA ,MEUS ALUNOS GOSTARAM MUITO DESSA HISTÓRIA.



LIVRO: A ZEBRINHA PREOCUPADA

EDITORA:FTD

A HISTÓRIA FALA SOBRE UMA ZEBRA QUE TEM AS LISTRAS DIFERENTES DAS OUTRAS ZEBRAS E ELA É DESPREZADA PELA MESMAS,SÓ QUE ELA ENCONTRA UMA GIRAFA COM MANCHAS QUADRADAS QUE MOSTRA A ZEBRA QUE SER DIFERENTE NÃO É PROBLEMA.

TEMA:PRECONCEITO,RESPEITO AS DIFERENÇAS





LIVRO:MARIA VAI COM AS OUTRAS

EDITORA: ÁTICA

AMO ESSA HISTÓRIA!

FALA SOBRE UMA OVELHINHA QUE FAZ TUDO O QUE AS OUTRAS OVELHAS FAZEM,SÓ QUE UM DIA ELA SE CANSA DISSO.

VALE A PENA LER ESSE LIVRO COM AS CRIANÇAS POIS ELAS ADORAM NESSA IDADE IMITAR OS OUTROS PRINCIPALMENTE NAS TRAQUINAGENS






Por lidiane silva às 18:08:47 | Comentários (8)

CONTINUAÇÃO DE ATIVIDADES - 06/08/2006


-nomes que começam com a mesma letra

-montar os nomes com letras móveis

-procure e pinte o nome

-brincadeira do senhor caçador

"senhor caçador preste bem atenção,só vai miar quem o crachá a prô mostrar" ( o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar)

-nome no balão (o professor deve confeccionar um balão contendo os nomes de todos os alunos,cada aluno deve achar o nome e pintar.no final da aula,encher uma bexiga para cada aluno e pedir para que els escrevam o nome na bexiga,os alunos devem levar a bexiga para casa.)

-encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe)pedir para que os alunos encontrem

-bingo com as letras do nome

-dança das cadeiras com o nome(em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para ,os alunos devrão sentar onde está o crachá

dicas:

-pedir para que as crianças escrevam o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)

-faço diariamente o ajudante do dia e peço para que o proprio aluno escreva o nome na lousa

-quando alguma criança da sala faz aniversário,confecciono um cartão e as crianças tem que assinar o cartão.

espero que gostem!!!!





















"NÃO NASCEMOS SABENDO"

MARIO SERGIO CORTELLA

NÓS,HUMANOS E HUMANAS,SOMOS PORTADORES DE UM
"DEFEITO" NATURAL QUE ACABA POR SER TORNAR NOSSA MAIOR VANTAGEM:NÃO NASCEMOS SABENDO!
POR ISSO,DO NASCIMENTO AO FINAL DA EXISTÊNCIA INDIVIDUAL,APRENDEMOS E (ENSINAMOS)SEM PARAR;O QUE CARACTERIZA UM SER HUMANO É A CAPACIDADE DE INVENTAR,CRIAR,INOVAR E ISSO É O RESULTADO DO FATO DE NÃO NASCERMOS JÁ PRONTOS E ACABADOS.APRENDER SEMPRE É O QUE MAIS IMPEDE QUE NOS TORNEMOS PRISIONEIROS DE SITUAÇÕES QUE,POR SEREM INÉDITAS NÃO SABERÍAMOS ENFRENTAR.
AQUELES ENTRE NÓS QUE IMAGINAREM QUE NADA MAIS PRECISAM APRENDER OU,PIOR AINDA,NÃO TEM MAIS IDADE PARA APRENDER,ESTÃO-SE ENCLAUSURANDO DENTRO DE UM LIMITE QUE DESUMANIZA E,AO MESMO TEMPO,TORNA FRÁGIL A PRINCIPAL HABILIDADE HUMANA:A AUDÁCIA DE ESCAPAR DAQUILO QUE PARECE NÃO TER SAÍDA.
A EDUCAÇÃO É VIGOROSA QUANDO DÁ SENTIDO GRUPAL ÀS AÇÕES INDIVIDUAIS,ISTO É, QUANDO SE COLOCA À SERVIÇO DAS FINALIDADES E INTENÇÕES DE UM GRUPO OU UMA SOCIEDADE;UMA EDUCAÇÃO QUE SIRVA APENAS AO ÂMBITO INDIVIDUAL PERDE IMPULSO NA ESTRUTURAÇÃO DA VIDA COLETIVA,POIS,AFINAL DE CONTAS,SER HUMANO É SER JUNTO,E , AQUILO QUE APRENDEMOS E ENSINAMOS TEM DE TER COMO META PRINCIAPAL TORNAR A COMUNIDADE NA QUAL VIVEMOS MAIS APTA E FORTALECIDA.
COMPETÊNCIA É NOS TEMPOS ATUAIS,UMA CONDIÇÃO COLETIVA;ATÉ ALGUM TEMPO ATRÁS,A COMPETÊNCIA ERA ENTENDIDA COM ALGO INDIVIDUAL,A TAL PONTO QUE SE FALAVA QUE " A MINHA COMPETÊNCIA ACABA QUANDO COMEÇA A DO OUTRO";EM OUTRAS PALAVRAS,EM UM GRUPO,EQUIPE OU ORGANUZAÇÃO,SE ALGUÉM PERDE OU DIMINUI A SUA COMPETÊNCIA,TODOS NO GRUPO A PERDEM OU DIMINUEM.O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COLETIVA É,HOJE,O FATOR DIFERENCIAL QUE EXPRESSA A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS E DOS GRUPOS.
QUEM NÃO ESTIVER ABERTO A MUDANÇAS E COMPROMETIDO COM QUESTÕES DE NOVOS APRENDIZADOS ESTARA FADADO A O INSUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL.VALE SEMPRE LEMBRAR A FRASE DO FICTÍCIO DETETIVE CHINÊS CHARLIE CHAN"MENTE HUMANA É COMO PÁRA QUEDAS;FUNCIONA MELHOR ABERTA"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário