sábado, 21 de fevereiro de 2009

ADIVINHAS
As adivinhas ou charadinhas são textos que apresentam um enigma. Utilizam
duplos sentidos ou semelhanças entre palavras para dar pistas, mas muitas vezes
essas pistas criam mais dificuldade. Costumam agradar a crianças e adultos,
tanto pelo desafio quanto pelo fato de serem em geral idéias divertidas.
As adivinhas podem ser úteis para ajudar as crianças a avançar em relação
ao sistema de escrita, mas, para isso, é importante que já sejam conhecidas
dos alunos. Será muito difícil para eles realizar as atividades de leitura ou escrita
sem conhecer as respostas das adivinhas propostas.
Assim, sugerimos que você trabalhe com a preocupação de criar um repertório
de adivinhas conhecidas. Você pode planejar, ao longo do ano, atividades
nesse sentido envolvendo a linguagem oral. Por exemplo:
Ensinar uma adivinha para que as crianças a aprendam e contem a seus
familiares.
Sugerir que aprendam uma adivinha em casa para contar na classe no dia
seguinte. Organize então uma “Roda de adivinhas”.
Crie a “Hora da adivinha”, momento em que você ou os alunos ensinam
novas adivinhas.
Para manter a memória dessas adivinhas aprendidas, você pode ir registrando
tudo num cartaz, que será atualizado sempre que uma nova adivinha for
acrescentada ao repertório do grupo.
Na Atividade 8 apresentamos alguns exemplos com esses textos. O Livro do
aluno do PIC também tem várias adivinhas. Converse com o professor – quem
sabe as turmas não podem fazer um intercâmbio?
Atividade 8: Leitura pelo aluno
Encontrar as respostas das adivinhas
Objetivos
Ler antes de saber ler convencionalmente.
Compreender a natureza da relação oral/escrito.
Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras.
Utilizar as estratégias de seleção, antecipação e verificação, considerando
aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita, para localizar a resposta da
adivinha.
Planejamento
Quando realizar? Ao longo do ano. Os alunos gostam muito dessas atividades,
e você pode repeti-las com alguma freqüência.
Como organizar os alunos? Em duplas formadas por alunos que ainda não
dominam o sistema alfabético de escrita e que escrevem segundo hipóteses
próximas.
Que materiais são necessários? Páginas 120, 121, 122 e 123 da Coletânea
de Atividades.
Duração: cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
Organize

Nenhum comentário:

Postar um comentário